AÇÃO DE FORMAÇÃO, Setúbal



Inquérito Apreciativo na intervenção familiar e comunitária
Dada a complexidade do trabalho ao nível da intervenção familiar e comunitária, urge alargar perspetivas, para que a criatividade nas soluções esteja presente no dia-a-dia de todos os implicados na co-construção de novas realidades sociais. Não raras vezes é sentido pelos/as técnicos/as, pelas famílias e comunidades, que os ciclos viciosos se mantêm e que já se esgotaram as possibilidades de novos caminhos, ficando assim o foco nos problemas e impossibilidades. Neste sentido surge o Inquérito Apreciativo: uma abordagem participativa para a mudança de sistemas humanos, centrada nas forças, valores e recursos, numa lógica de criatividade, cooperação e co-construção, orientada para soluções e possibilidades sonhadas em conjunto. Transformar positivamente na colaboração entre serviços da comunidade, técnicos e famílias, através de um ideal desenhado coletivamente e uma construção participada em cada comunidade.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


1. Inquérito Apreciativo (IA)
- Pressupostos Teóricos
- Ciclo 4Ds: Descoberta, Sonho, Desenho, Ação
- Planeamento Colaborativo, através do IA
(atividade de grupo)

2. Análise SOAR
 - Enquadramento teórico
 - Diferenciar a análise SOAR da análise SWOT
- Ponderação de viabilidade de Projetos e Intervenções, através da análise SOAR (atividade de grupo)

3. Avaliação Apreciativa
- Pressupostos Teóricos
- Aplicabilidade na Avaliação de Projetos e Intervenções
- Conceber um instrumento de avaliação de projetos
(atividade de grupo)

4. Para o Futuro
- Definição de objetivos individuais e/ou equipa, tendo em conta o contexto profissional dos formandos
- Criação de um Plano Apreciativo de Mudança, orientado para os objetivos definidos



OBJETIVO GERAL
Capacitar o/as formando/as para a facilitação de processos de mudança apreciativa e colaborativa a partir da abordagem do Inquérito Apreciativo, considerando os múltiplos contextos no âmbito da intervenção familiar e comunitária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a abordagem do Inquérito Apreciativo e suas influências teóricas, diferenciando-o da Resolução de Problemas, enquanto estratégia para a Mudança (David Cooperrider)
-  Utilizar e promover uma comunicação positiva e orientada para as soluções, nas equipas 
- Motivar e promover a participação de todos os elementos da família ou comunidade, através da abordagem do IA 
- Definir Planos de Ação/ Intervenção de forma participada, de acordo com as idiossincrasias das pessoas com que trabalha
- Conhecer a análise SOAR, como alternativa à análise SWOT
- Ficar apto a aplicar o IA na Avaliação ou monitorização de Projetos e Intervenções
- Criar objetivos individuais ou de equipa, tendo em conta o seu contexto profissional, a partir do IA 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos expositivos e ativos. Trabalho em grupo, ciclo de 4Ds. Avaliação contínua: observação e resolução de exercícios práticos.


DIAS 21, 22 e 28 de fevereiro de 2019
HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 18 horas
LOCAL Mercado do Livramento: Av. Luísa Todi 157, 1º Andar - 2900-452 Setúbal (entrada pela porta com indicação GAE – Gabinete de Apoio ao Empresário)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 45€ // Não associados/as: 75€
PÚBLICO-ALVO Dirigentes e Profissionais de organizações que desenvolvem intervenção social e comunitária
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1. Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // 2. Prioridade a parceiros/as do projeto Retratos Tecidos em Manta // 3. Prioridade às candidaturas provenientes do distrito de Setúbal // 4. Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Catarina Rivero.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. É Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa (ISCSP). Tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), onde estudou o impacto de fatores da sociedade no bem-estar e na depressão dos cidadãos europeus. É co-autora do livro Positiva-Mente (Esfera dos Livros) e do Manual de Práticas Positivas e Colaborativas em Intervenção Social (EAPN Portugal). É presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Atualmente exerce Psicoterapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, e colabora com diversas entidades enquanto docente e formadora. Mais informações em www.catarinarivero.com.
 As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 15 de fevereiro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Avenida Dom João II, Nº14 R/C Dto - 2910-548 Setúbal
Telefone: 265 535330 | Tlm: 936873916 | setubal@eapn.pt       

Comentários