Filosofia para crianças – Educar para o pensar”: Resultados das sessões

Filosofia para crianças – Educar para o pensar”: 
Resultados das sessões

"A filosofia para crianças é um programa pedagógico que visa “educar para o pensar” e “educar para a cidadania”, mediante a discussão de temas sobre a sociedade.
Esta metodologia tem sido desenvolvida, desde 2014, com crianças, nos contextos educativos de entidades que integram o Grupo de Trabalho Interconcelhio Infância e Juventude, promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga, conforme as necessidades e propostas de intervenção previamente identificadas por aquelas.
Após um período de formação dos colaboradores das entidades envolvidas, foram dinamizadas dezenas de sessões, com mais de 60 crianças, dos 8 aos 12 anos, com recurso à Narrativa (e Manual de apoio ao facilitador/a) da “Pimpa”, especificamente destinada a esta faixa etária. Permitiu trabalhar assuntos como a verdade, o que é urgente, o que é a justiça, os direitos, os deveres, as necessidades, as regras de conduta.
Em termos de resultados, verifica-se o contributo deste trabalho para o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e do pensamento lógico das crianças, bem como dos seus valores éticos e comportamentos cívicos – participação, deveres e direitos, etc. No que concerne as entidades envolvidas, saliente-se a o contributo dado para a capacitação dos(as) colaboradores(as)/IPSS e a utilização de uma nova metodologia nas suas práticas institucionais.
Esta metodologia foi aplicada nas seguintes entidades: Delegação de Braga da ACAPO (utilização da versão da ”Pimpa” em braille), Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros, Associação de Fomento Amarense, Associação Gerações, Associação de Moradores Lameiras, Centro Cultural e Social de Santo Adrião (Projeto T3tris, no âmbito do Programa Escolhas), Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim, Centro Social Paroquial de Santa Eulália e Fundação Bomfim. Isabel Amorim

+ info:

Isabel Amorim
Técnica do Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários