ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO


O Fórum de Desenvolvimento “Circuitos Curtos de Produção e Consumo”, realizado esta semana em Castelo Branco,  reuniu cerca de 70 pessoas na Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB). Estiveram envolvidos na iniciativa os associados do Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal [concelho de Castelo Branco e concelho de Idanha-a-Nova (quipa técnica e parceiros do projeto STAIN.Bin)].
Este fórum teve como principal objetivo debater soluções para a região do Interior, incentivando os produtores locais a produzir em maior quantidade para que se possa comercializar com instituições e entidades dispostos a comprar os seus produtos, de modo a favorecer a produção local, fazendo circular os recursos financeiros dentro dessa mesma região, sem recorrer à importação.
Na primeira parte do fórum foram apresentados vários projetos referentes ao tema, em destaque para a apresentação pública do Projeto STAIN.Bin, sendo a EAPN Portugal uma das entidades parceiras deste projeto. Numa segunda parte, a plateia foi dividida em dois grupos de forma a debater assuntos diferentes, com o intuito de desenvolver um debate perante os resultados apresentados por cada grupo, sendo assim o primeiro grupo debateu acerca dos problemas e soluções dos circuitos curtos de produção e consumo e o segundo grupo abordou a conceção de circuito curto de produção e consumo, a partir da economia social e solidária.
Com isto, foram lançadas ideias e soluções que poderão estar no campo de trabalho dos projetos apresentados com vista à promoção do desenvolvimento local. " Paula Montez

 + info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Biblioteca Municipal de Castelo Branco  - 2º Andar
Campo Mártires da Patria (antigo Quartel da Devesa)
600 - 000 Castelo Branco
Tel.272 328 333 Fax.272 328 334 télem.93 687 3909

Comentários