ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL


"Decorreu no passado dia 9 de Novembro, no Auditório Municipal de Boticas, o Workshop “A Infância Negada” a partir do documentário “O Começo da Vida”. Esta atividade foi organizada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, CPCJ de Boticas, Município de Boticas, Projeto Árvore Azul e Associação Lua de Alecrim.
Lançado em Maio de 2016 pela UNICEF e produtora Maria Farinha Filmes, realizado pela brasileira  Estela Renner e com o forte apoio da UNICEF, “ O Começo da Vida” convida todos os cidadãos a refletir como parte da sociedade: estamos a cuidar bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? O quarto episódio da série, “Infância Negada”, mostra que mesmo desejando o melhor para seus filhos, nem todos os pais são capazes de fornecer um ambiente seguro e saudável. O episódio ressalta que para cuidar de bebés e de crianças, é necessário primeiro ajudar o adulto responsável por elas e por conseguinte todos somos responsáveis por criar ou proporcionar ambientes saudáveis.
Através da metodologia do world café trabalharmos em grupo e refletimos sobre as seguintes questões: Que diagnóstico fazemos do nosso território (distrito) relativamente ao tema da infância negada / pobreza infantil? Que desafios e limitações de atuação no âmbito das CPCJ? Quais os principiais atores que estão envolvidos com este tema e que papeis assumem e/ou devem assumir? Como pensam o futuro? Que Medidas / projetos de intervenção? O que podemos fazer de forma colaborativa?
Um agradecimento especial ao Município de Boticas e a todos os participantes que proporcionaram uma tarde muito produtiva e enriquecedora.
Catarina Oliveira 

+ info:

Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários