AÇÃO DE FORMAÇÃO, Aveiro


Famílias: Estudo de Casos numa Visão Sistémica
Trabalhar com as famílias em contexto de intervenção social implica considerar os múltiplos agentes e recursos envolvidos. A abordagem sistémica permite-nos ganhar perspetiva do todo, numa realidade dinâmica e complexa, considerando os diferentes elementos dos sistemas e suas inter-relações. Nesta ação iremos trabalhar a partir de metodologias essenciais à perspetiva sistémica quando se pretende aprofundar a compreensão das realidades familiares e comunitárias. Através de metodologias como o Genograma, Ecomapa e Mapa de Rede, considera-se que haverá um enquadramento mais abrangente que nos permite, enquanto técnicos, trabalhar com as famílias de modo a ativar recursos, estratégias e soluções para mais autonomia e equilíbrio familiar.  



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Introdução à abordagem sistémica. Família e Comunidade enquanto Sistemas.
2. Olhares Sistémicos: Genograma, Ecomapa e Mapa de Rede.
3. Estudo de casos.

OBJETIVO GERAL
Conhecer e/ou aprofundar conhecimentos e competências sobre a abordagem sistémica de modo a otimizar a intervenção familiar e comunitária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ficar apto a utilizar as metodologias do Genograma, Ecomapa e Mapa de Rede no Trabalho com Famílias.
- Realizar estudo de casos a partir das famílias que os formandos estão a acompanhar no terreno, integrando as metodologias estudadas.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos expositivos e ativos. Recurso a metodologias de trabalho em grupo e roleplaying. Avaliação contínua por observação e discussão de casos práticos.
NOTA IMPORTANTE: os formandos deverão trazer um ou dois casos preparados para trabalhar durante a formação


DIAS 14 e 15 de dezembro de 2017, 5 de janeiro de 2018

HORÁRIO 9h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30

DURAÇÃO 21h

LOCAL Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal | Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., Vera Cruz, Aveiro

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 55€ // Não associados/as: 85€

PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem intervenção social com famílias

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 - Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1. Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // 2. Prioridade às candidaturas provenientes do distrito de Aveiro // 3. Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADORA Catarina Rivero
Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e especificamente em Psicoterapia e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos. Desde 2004 desenvolve ações de formação, workshops e palestras nas áreas da Psicologia Positiva, Bem-Estar, Motivação, Intervenção Social, Trabalho em Equipa, Famílias e Conjugalidade. Formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Master Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa. Realiza Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), com foco nas Desigualdades de Rendimentos, Confiança nas Instituições, Bem-Estar e Depressão nos países europeus. Colaborou entre 2012 e 2016 como docente Convidada no Instituto Piaget Almada, nas áreas da Psicoterapia e Terapia Familiar e Comunitária. Coautora do livro Positiva-Mente, editado em 2011 pela Esfera dos Livros e do Manual de Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social, editado em 2013 pela EAPN Portugal. Colabora em programas de televisão, artigos de jornais e revistas sobre Bem-Estar, Psicologia e Terapia Familiar. Teve rubrica regular sobre Família durante 2 anos - Labirintos Familiares - no programa Mais Mulher da SIC Mulher. Colabora desde 2015 no portal online da Revista Máxima com artigos de Psicologia. www.catarinarivero.com

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de inscrição em anexo // A ficha de inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 6 de dezembro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., Vera Cruz, 3800-236 Aveiro

Telefone: 234 426 702 // E-mail: aveiro@eapn.pt

Comentários