ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL


No âmbito das comemorações distritais do dia internacional para a erradicação da pobreza, o Núcleo Distrital de Vila Real promoveu, em Vila Real no dia 25 de outubro o seminário “O combate à pobreza e exclusão social nos territórios de baixa densidade” com o apoio do Regia Douro Park.
Este seminário pretendeu ser um espaço de participação cidadã ouvindo atores, entidades, responsáveis locais e nacionais mas sobretudo agirmos em conjunto: no setor social, económico, educação, emprego e formação, cultura, saúde, ambiente, político, agricultura e turismo – áreas chave neste território. O desenvolvimento local é efetivamente uma das ferramentas e estratégias que devemos usar no combate à pobreza e exclusão, assim como a participação e a inclusão.
No momento que vivemos de descentralização de competências o setor social tem por obrigação saber posicionar-se e defender sempre os direitos e interesses dos mais desfavorecidos e muito particularmente nos territórios de baixa densidade.
Contamos com a participação de oradores que partilharam experiências / produtos e resultados muito interessantes lançando pistas para um debate muito profícuo e enriquecedor. Os mais de oitenta participantes entre Autarcas, Dirigentes de Organizações do Terceiro Setor, Dirigentes de Comunidades Intermunicipais, Chefias de Entidades públicas e privadas da cultura e do emprego e formação profissional e Técnicos e Coordenadores de entidades das mais variadas áreas proporcionaram um debate de intenso e dinâmico e colocando como central que para combater a pobreza e exclusão social é necessário conhecer o fenómeno, diagnosticar, monitorizar e avaliar a partir de uma intervenção multissetorial
Catarina Oliveira


+ info:


Catarina Oliveira
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários