AÇÃO DE FORMAÇÃO, Portalegre


Intervenção com Famílias: conversações, orientações e técnicas que fazem a diferença
Na intervenção social, o sistema familiar é tido frequentemente como unidade primária de atenção. Apesar da prática dos profissionais sociais junto da família, a identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações continuadas de vulnerabilidade económica e social, constitui um desafio que requer uma permanente atualização e treino de competências/técnicas. Esta formação constitui um espaço de treino e aperfeiçoamento de técnicas de análise e intervenção familiar no contexto da intervenção social junto de públicos vulneráveis.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.  Breve enquadramento da abordagem sistémica da família (pressupostos e fundamentos);
2.  Avaliação e intervenção familiar em contextos não clínicos: caraterísticas, complexidade e desafios;
3.  A entrevista familiar: fases e guidelines (a importância de conversar; planear e conduzir entrevistas iniciais; recomendações para entrevistas seguintes);
4.  Técnicas de análise e intervenção familiar: o ciclo vital da família; genograma e ecomapa.
5.  As abordagens colaborativas no trabalho com as famílias mais vulneráveis (centradas nas soluções e forças).
6.  Abordagem centrada na família em situações específicas: orientações e limitações (patologia mental severa; violência familiar)
OBJETIVO GERAL
Capacitar os profissionais que estão na prática direta para o uso de técnicas de análise e intervenção familiar junto de clientes vulneráveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a abordagem sistémica da família (pressupostos e fundamentos)
- Desenvolver competências de planeamento e entrevista familiar
- Promover a criação de relações de parceria e colaboração entre família, profissionais e serviços assentes na confiança e respeito mútuos, honestidade e comunicação clara
- Compreender a complexidade e os desafios inerentes à intervenção familiar junto de públicos vulneráveis e resilientes específicos.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método de exposição participada conjugado com metodologias dinâmicas, ativas e experienciais. Com exercícios práticos (role-playing; análise de casos) os profissionais irão planear e desenvolver uma abordagem colaborativa centrada na família que contribua para o aumento da autoconfiança dos clientes e fortalecimento das relações familiares.


DIAS: 27 e 28 de Setembro
HORÁRIO 9h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos e dirigentes de ONG’s e Organismos Públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues
Psicóloga, Terapeuta Familiar e Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).


As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 25 de setembro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Portalegre
Rua de Olivença, 15, 7300-149 Portalegre
Tel: 245 202 407 | Fax: 245 202 408 | portalegre@eapn.pt


Comentários