TEMAS A DEBATER NAS ESCOLAS



"Voluntariado, igualdade de género
e interculturalidade/cultura cigana"

« Com vista a dar continuidade ao trabalho realizado no âmbito da educação para a Cidadania, realiza-se um conjunto de ações de sensibilização/informação, em escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), dirigidas à comunidade escolar – alunos/as, professores/as e outros profissionais.
Para este ciclo, os temas escolhidos são o voluntariado, a igualdade de género e a interculturalidade/cultura cigana, visando-se especificamente contribuir para o fomento do conhecimento, dos valores e dos comportamentos associados à solidariedade, à responsabilidade individual e coletiva, à igualdade e à diversidade cultural.
São parceiros destas atividades a Associação de Moradores das Lameiras, a Associação de Fomento Amarense, o Centro Cultural e Social de Santo Adrião – Projeto T3tris 6G, a Fundação Bomfim, a SOPRO – Solidariedade e Promoção e os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, André Soares e Maximinos. A iniciativa insere-se no Grupo de trabalho Interconcelhio Infância e Juventude promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga.
Cidadãos mais (in)formados e conscientes acerca dos problemas e das necessidades sociais, são mais capazes de reverter conhecimentos e atitudes em prol de uma sociedade mais justa e coesa. »
Isabel Amorim
Técnica do Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
braga@eapn.pt
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002
www.eapn.pt