Relatório do VIII Fórum Nacional




Relatório do VIII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social

No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro, a EAPN Portugal tem apostado desde 2009 numa estratégia de visibilidade da sua ação, desenvolvendo um conjunto de iniciativas para que a data seja de facto um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal.
Por ocasião de uma data fundamental como o 17 de outubro e com a presença de representantes destes grupos de cidadãos a EAPN Portugal desenvolveu em Lisboa, nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, o VIII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. No primeiro dia realizou-se um debate na Assembleia da república sobre o “Compromisso Politico com uma Estratégia Nacional: realidade ou Utopia?” com o objetivo de constituir um ponto de encontro entre cidadãos em situação de pobreza e/ou exclusão social, ONG’s, partidos políticos e , ainda, assumir um marco importante no projeto de governação democrática. No segundo dia foram organizadas duas mesas-redondas com os representantes de várias áreas de intervenção onde foram ouvidos e interpelados as instituições responsáveis pela gestão das políticas públicas: Saúde, Habitação, Proteção Social, Educação, Emprego e Formação ao Longo da Vida e Justiça.
A reflexão promovida neste evento foi profícua e consideramos uma mais-valia o seu conhecimento e a sua divulgação. Assim, enviamos em anexo um documento que resume os principais conteúdos da iniciativa e apresenta a avaliação que as pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social fazem do trabalho de participação que têm vindo a desenvolver e quais as orientações estratégicas para dar continuidade a este trabalho.
O relatório com as conclusões deste FÓRUM está disponível em
www.eapn.pt