Singular do Plural: Apresentação da publicação e inauguração da exposição fotográfica

Press Release
       Porto, 2 de Junho, 2016      


“Singular do Plural”

Apresentação da publicação e inauguração da exposição fotográfica
03 de Junho | 17h00 | Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto

20 profissões. 20 pessoas. 20 ciganos e ciganas.

Para quê? Para desmistificar um plural -“os ciganos”-, supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.


A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza acredita que o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova um maior conhecimento sobre a realidade dos cidadãos portugueses ciganos, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para a manutenção e o agravamento de alguns estereótipos e preconceitos altamente negativos.

Contrariamente àquilo que o cidadão comum pensa, as comunidades ciganas são heterogéneas relativamente à sua composição, situação social, estilo de vida e comportamentos, embora se reconheçam como membros de uma cultura e identidade assentes num conjunto de valores, crenças e costumes. Muitas vezes as generalizações têmpresente especificidades e características comuns que são atribuídas a estes cidadãos, mas que, na maior parte dos casos, não coincidem com uma grande parte da realidade individual destas pessoas, ou que assentam em representações deslocadas no espaço e no tempo. É isto que justifica o título deste trabalho: “Singular do Plural.

“Singular do Plural” da autoria de Maria José Vicente (textos) e Sérgio Aires (fotografias) insere-se na campanha nacional da EAPN Portugal, “A Discriminação é Falta de Educação”, lançada em abril de 2016 e apresenta 20 testemunhos reais contados na primeira pessoa e que nos relatam diferentes trajetórias de vida, falando dos seus percursos, das suas experiências, dos seus desejos e da sua forma de entender a sociedade. Testemunhos acompanhados de fotografias, com o objetivo de confrontar os leitores, de forma gráfica, com a mesma mensagem que se pretende transmitir com os testemunhos. Procura-se, no fundo, e assumidamente de forma provocatória, incentivar um olhar diferente.


“Singular do Plural” (publicação e exposição de fotografias) será apresentado no dia 03 de junho, pelas 17h horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Para além dos cidadãos de etnia cigana que participaram nesta iniciativa, e dos autores, estarão ainda presentes: Catarina Marcelino (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade), Carlos Miguel (Secretário de Estados para as Autarquias), Sebastião Feyo de Azevedo (Reitor da Universidade do Porto) e Maria de Fátima Marinho (Vice-Reitora para as Relações Externas e de Cultura da Universidade do Porto).


+ info:
Departamento de Comunicação da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 225420800// 96 6698549