Dia Europeu da Solidariedade entre as Gerações





29 de Abril – Dia Europeu da Solidariedade entre as Gerações
Mensagem da EAPN Portugal

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores a EAPN Portugal junta-se a todas as outras entidades que por toda a Europa procuram celebrar o Dia Europeu da Solidariedade entre as Gerações. Este dia pretende alertar para a importância de se construir uma sociedade “amiga de todas as idades”, onde todos podem cooperar tendo em conta as suas capacidades e potencialidades. Portugal tem assistido a um progressivo envelhecimento demográfico, mas essa mudança deve ser encarada como um desafio, pois ao vivermos mais, também podemos participar por mais tempo na sociedade que ajudamos a construir. Este desafio não é desprovido de problemas, mas estes precisam de ser identificados claramente, ou seja, o envelhecimento não é um problema, mas envelhecer sem qualidade de vida, em situação de pobreza e exclusão, é um problema grave que precisa de ser erradicado. Por isso, a promoção da solidariedade entre gerações é fundamental, pois permite contribuir para uma maior coesão social e, deste modo, também combater a pobreza e a exclusão social que atravessa todas as idades.
Neste sentido, na mensagem deste ano para celebrar este Dia Europeu, a EAPN Portugal decidiu destacar a recente Resolução do Parlamento Europeu[1] que insta a Comissão Europeia a agir para cumprir o objetivo de luta contra a pobreza. Nesta Resolução o Parlamento Europeu apela claramente para a Comissão e os Estados Membros adotarem uma estratégia integrada de luta contra as diversas manifestações da pobreza, através de uma abordagem holística que estabeleça elos de ligação entre as políticas económica, de trabalho, de educação, de energia e de transportes e as políticas sociais com base nas melhores práticas. O Parlamento reconhece a gravidade da pobreza entre a população idosa e, por isso, insta os Estados-Membros a reformarem os respetivos sistemas de pensões com vista a garantir um nível adequado de rendimentos provenientes das pensões, bem como a sustentabilidade e a segurança dos sistemas de pensões.
Apostar na definição de uma Estratégia de Erradicação da Pobreza parece-nos cada vez mais crucial, como o comprova a Resolução do Parlamento Europeu. Só desta forma será possível promover uma sociedade mais igualitária e coesa, onde todas as idades podem conviver de forma saudável.




[1] Resolução do Parlamento Europeu, de 14 de Abril de 2016, sobre o cumprimento do objetivo de luta contra a pobreza à luz do aumento dos encargos domésticos (2015/2223 (INI)).