AÇÃO DE FORMAÇÃO, Braga


ESTRATÉGIAS COM SUCESSO NA INTERVENÇÃO COM PESSOAS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL


As pessoas/ famílias muito vulneráveis, que vivem em contextos de pobreza/exclusão social, encontram-se entre os grupos populacionais que enfrentam mais dificuldades, ao mesmo tempo que se incluem nos grupos mais difíceis de ajudar. Não raras vezes, estes públicos/famílias são apontados como sinónimo de “fracasso” na intervenção social, pois o envolvimento com os sistemas sociais tende a prolongar-se no tempo sem que ocorra uma significativa melhoria na sua qualidade de vida. Profissionais e pessoas/famílias entram assim, num “ciclo de desespero”, gerador de sentimentos de ineficácia e impotência em todos os envolvidos (públicos/famílias, profissionais, instituições) que tornam as expectativas de sucesso diminutas ou inexistentes. Partindo de e para o conhecimento dos profissionais que trabalham com estas populações, esta formação pretende repensar as formas de intervir e de capacitar os públicos e as famílias vulneráveis, reciclar conhecimentos e competências, abordando estratégias de sucesso na intervenção social.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Os clientes/famílias muito vulneráveis: caracterização
2. O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas (centradas nas soluções e nas forças)
3. As estratégias com sucesso na intervenção social
4. A gestão de caso como estratégia colaborativa
5. A figura do gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa
6. A centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes na intervenção 
7. Desafios que se colocam ao interventor


OBJETIVO GERAL
Nesta ação de formação, pretende-se refletir sobre o papel do(a) técnico(a)/ interventor(a)/ gestor(a) de caso na intervenção com públicos muito vulneráveis, com especial enfoque na compreensão e desenvolvimento das abordagens colaborativas (centradas nas competências) e na relação profissional-cliente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a relevância da implementação das abordagens colaborativas no atual contexto da intervenção social junto de pessoas e famílias em situação de muita vulnerabilidade social
- Identificar os princípios e boas práticas subjacentes às abordagens colaborativas
- Identificar estratégias, técnicas, atitude para desenvolver uma abordagem colaborativa junto de públicos/ famílias vulneráveis
- Explorar os desafios que se colocam à operacionalização das abordagens colaborativas e abordar possíveis estratégias para a superação destes

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se o uso de metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre formador e formandos; realização de exercícios práticos durante a sessão.


DIAS 4 e 5 de Maio de 2016
HORÁRIO das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL AIMinho – Sede de Braga (Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45 – Ap. 99, 4711-954 Braga)
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos(as) superiores, coordenadores(as), gestores(as) e dirigentes de entidades públicas e privadas, de/ com intervenção social.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Contínua, de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Número de ordem de receção da ficha de inscrição// Associado da EAPN Portugal
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO implica a Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação

FORMADOR/A Sofia Rodrigues. Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis e metodologia PhotoVoice. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É co-autora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.


As inscrições são limitadas a 18 participantes e devem ser enviadas até ao dia 22 de Abril para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da Silva, N.º 34, 1º Esq.- 4700-251 Braga
Telefone: 253 331 001 / Fax: 253 331 002 /  E-mail: braga@eapn.pt