Semana da Interculturalidade


A Semana da Interculturalidade, iniciativa promovida pela EAPN Portugal, decorre entre os dias 04 e 10 de abril, em sete distritos portugueses, sensibilizando para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

“A EAPN Portugal tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido de ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social. As atividades realizadas neste âmbito têm sido bastante diversificadas, contando sempre com uma parceria alargada”, diz Sandra Araújo, diretora executiva da EAPN Portugal, acrescentando que “o desenvolvimento de ações desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local”.
Reconhecendo estas potencialidades, a EAPN Portugal entende estarem criadas condições para desenvolver uma nova iniciativa que permita trabalhar e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.
“A interculturalidade, cada vez mais presente na nossa sociedade, exige um conhecimento mais aprofundado das várias culturas que integra. E é através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com essas culturas que nos enriquecemos enquanto cidadãos”, explica Sandra Araújo.
A interculturalidade passa, desta forma, pela aceitação e o respeito pelas diferenças. Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com outras culturas.

Pode ver a programação AQUI