AÇÃO DE FORMAÇÃO, Guarda


CANDIDATURAS AO PORTUGAL 2020: 
Desenhar Projetos com Impacto Social

Os projetos de intervenção social marcam a vida das organizações. Para conceber e gerir projetos é fundamental conhecer os desafios decorrentes do todo o processo, desde a sua criação à sua implementação.Nesta ação de formação, serão apresentadas as etapas inerentes ao desenho de projetos e candidaturas de intervenção social.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS.
O processo de planeamento “da ideia ao projeto" - Racional, etapas e sua interligação.2. Do diagnóstico aos objetivos - Criar intervenções coerentes e robustas.3. Apresentação de um método de trabalho (workflow) que permita desenhar intervenções de qualidade.4. Relação entre planeamento e avaliação.5. Construção de um plano de avaliação - Etapas e instrumentos.6. Do planeamento à estruturação de candidaturas a programas - pontos críticos e como aumentar o potencial de sucesso7. Elaboração de candidaturas - Algumas questões-chave.8. Análise crítica a candidaturas - O fechar do processo.9. Novas TIC no apoio a processos de planeamento.
OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Melhorar os conhecimentos teóricos e metodológicos dos técnicos nas áreas do desenho de projetos e elaboração de candidaturas na área da intervenção social- Desenhar projetos que criem impacto social METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃOMétodos ativos, demonstrativos, expositivos e trabalhos de grupo. DIAS 9 e 10 de março de 2016HORÁRIO 1º dia: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 / 2º dia: 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30DURAÇÃO 12 horasLOCAL Sala 66 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€PÚBLICO-ALVO Técnicos e Dirigentes de instituições com respostas sociais; coordenadores e técnicos de projetos sociais; técnicos de entidades públicas e privadas.ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização. FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADOR Paulo Teixeira. Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE. Experiência profissional, em ONG, na coordenação de equipas de projetos de intervenção e no Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (ex.: programa Rede Social). Exerce funções de consultor e formador, colaborando com instituições do Ensino Superior, como o ISPA. É coordenador de equipas de consultoria e avaliação para a Fundação Calouste Gulbenkian (coordenador da equipa de avaliação do Programa PARTIS), o Comité Português para a UNICEF (no desenho do Programa “Cidades Amigas das Crianças") e a APAV. Perito em avaliação de políticas, programas e projetos por organizações internacionais: Comissão Europeia  (ex. DG Regio, DG Home e DG for Employment, Social Affairs & Inclusion), Council of Europe Development Bank, Victim Support Europe ou o Council of Europe Youth Department. Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES) entre 2005 e 2010, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da EAPN Portugal e fundou em 2006  a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Integra a direção da Associação Ibérica de Profissionais pela Avaliação (Madrid). É coautor dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projetos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”.


As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 4 de março para:EAPN Portugal / Núcleo Distrital da GuardaLargo Paço do Biu, N.º 19 | 6300-592 GuardaTelemóvel: 964 764 067 | Telf: 00351 271 227 506 | Fax: 00351 271 227 507