ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL




As Oficinas Participação e Cidadania direcionada para os Técnicos/as de Intervenção Social e apoio a famílias dos concelhos de Mesão Frio, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião e Famílias em situação de vulnerabilidade social do concelho de Mesão Frio, aconteceram nos dias 14 e 15 de Dezembro.
A iniciativa, na qual participaram 22 pessoas, foi organizada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal em parceria com a Rede Social de Mesão Frio, o Município de Mesão F...rio e o CLDS 3G Porta D’Ouro de Mesão Frio, cuja entidade promotora é a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.
A psicóloga clinica e coach Patrícia Arrais foi a dinamizadora escolhida para facilitar e animar estas Oficinas. Trata-se de 10 sessões divididas entre 4 sessões para técnicos e 6 sessões para famílias que vão decorrer de dezembro de 2015 a Janeiro de 2016.
Esta coletânea de oficinas propõe-se a contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade das intervenções dos/as profissionais e das organizações da área social que diariamente combatem a pobreza e a exclusão social, bem como se propõe a potenciar o desenvolvimento pessoal de cidadãos/ãs que se encontram em situação de vulnerabilidade e pobreza. Com uma forte aposta na positividade e na mudança do foco nos problemas para o foco nas soluções e potencialidades, pretende-se desenvolver competências e abordagens estimulando o trabalho em rede entre as instituições locais e as pessoas que se encontram inseridas em famílias multidesafiadas, assim denominadas devido aos múltiplos desafios e problemas que enfrentam diariamente.
Começamos pelas sessões para técnicos/as abordando os seguintes temas: Empoderamento e capacitação, participação, auto – estima, consciência crítica, competências práticas, criatividade na intervenção com famílias multidesafiadas, psicologia positiva: positividade individual, interpessoal e grupal, transformações: linguagens, estratégias e dinâmicas, práticas de intervenção.
Oficinas é sinónimo de mãos à obra e, por isso, estamos todos/as empenhados em fazer destas oficinas uma prática diária na intervenção com as famílias multidesafiadas. Continuamos para o ano com os técnicos/as e familias!
Obrigada a todos/as!
Catarina Oliveira | Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal

Ver mais