ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE VILA REAL




«Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, na sala do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, a ação de formação sobre parentalidade positiva com o sugestivo título “Quem sai aos seus … ” direcionada para os Comissários das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do distrito de Vila Real, promovida pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, no âmbito do protocolo estabelecido entre a EAPN Portugal e a Comissão Naci...onal de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
A psicóloga Mafalda Branco - autora do blogue http://www.dooutroladodoespelho.pt - foi a formadora selecionada para facilitar e animar este grupo de 24 formandos representantes das CPCJ dos concelhos de: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar.
No final da formação, o grupo de formandos adquiriu conhecimento sobre os princípios da parentalidade positiva, sobre o coaching parental, desenvolveu competências de comunicação positiva no trabalho com as famílias e desenvolveu competências de gestão de conflitos.
As famílias enfrentam hoje imensos desafios, não só decorrentes da atual conjuntura económica, mas também de questões sociais e educacionais que estão em mudança. Reconhece-se hoje a valiosa e fundamental ação que os técnicos têm na capacitação dos pais e no apoio aos mesmos perante as dificuldades sentidas no seu papel.
Neste sentido, ficou a certeza de que para o ano vamos dar continuidade a ações como esta com o objetivo de descobrir e identificar um conjunto de estratégias que facilitem a relação dos técnicos/as com as famílias. Obrigada a todos/as!»

Catarina Oliveira 



+ INFO:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
vilareal@eapn.pt
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001 T: 964764081
www.eapn.pt