Árvores Mágicas…em Rede



DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Núcleo Distrital de Portalegre
 EAPN Portugal


ARVORES MÁGICAS… em rede

« O Nucleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal, a Câmara Municipal de Portalegre e outros parceiros da Rede Social de Portalegre em colaboração com algumas empresas locais, pretendem assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social – com uma iniciativa que se irá realizar no Jardim da Corredoura no dia 16 de Outubro (embora este dia seja celebrado no dia 17 de Outubro).
O desenvolvimento de iniciativas desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local.
Pretendemos envolver um número significativo de entidades/instituições públicas e privadas de modo a abarcar um maior e diversificado número de públicos e de realidades sociais.
Esta iniciativa pretende envolver os portalegrenses na promoção da cidadania, sensibilizando a comunidade para a necessidade de sermos ativos no Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Para o efeito, e com o objetivo de chamar a atenção para esta problemática, desafiamos as instituições públicas e privadas do concelho de Portalegre a “adotar” uma árvore ou outro mobiliário urbano (postes de eletricidade, bancos do jardim…) existente no Jardim da Corredoura e proceder à sua decoração em croché ou outro material que considerem pertinente e adequado.
 Com esta forma de arte urbana pretendemos demostrar que todos os portalegrenses estão sensibilizados e motivados para o Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Objetivo geral:
Promover um conjunto de iniciativas que vise sensibilizar todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Árvores Mágicas…em Rede

Este projeto pretende envolver os portalegrenses na promoção da cidadania, sensibilizando a comunidade para a necessidade de sermos ativos no combate à pobreza e exclusão social. Porque queremos ser pro ativos e energéticos nesta causa, o projeto terá como símbolo a imagem um catavento, pois é algo dinâmico, em constante movimento.
Na perspetiva de envolver os parceiros, este ano,Grupo de Trabalho pretende promover e organizar uma atividade que já acontece um pouco por todo o país como uma nova forma de arte urbana – conhecida croché urbano – árvores e postes surgem inesperadamente engalanados e coloridos, ora são abraçados por flores, ora pelas mais diferentes formas geométricas ou riscas em trabalhos de lã, crochet, malha, tecido, materiais diversos, etc. Este tipo de arte urbana dá a possibilidade de chamar a atenção para determinadas questões sociais , que neste caso será assinalarmos o dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
 Para o efeito, perspetivamos utilizar as árvores e algum mobiliário urbano (ex: bancos, candeeiros) do Jardim da Corredoura.

 + info:
Isabel Lourinho
Núcleo Distrital de Portalegre
portalegre@eapn.pt
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua de Olivença, nº15
7300-149 Portalegre
Tel. + 00351 245 202 407 Fax: + 00351 245 202 408
www.eapn.pt