AGENDA EUROPEIA_Nº 3 setembro/outubro

AGENDA EUROPEIA_Nº 3 setembro/outubro 2015

No âmbito do Programa de Atividades do Departamento de Investigação e Projetos e da atividade – Acompanhamento e Divulgação das atividades e políticas europeias – iremos ao longo deste ano divulgar as EAPN Flash da EAPN Europa, destacando alguma da informação relevante que aqui é apresentada (projetos, relatórios, publicações, reuniões e documentos da EAPN, etc). Pensamos que esta poderá ser uma forma de mais facilmente conhecerem o que vai sendo realizado pela EAPN Europa, pelas diferentes redes nacionais e também pela EAPN Portugal neste âmbito.
Acompanhamento e divulgação das atividades e políticas europeias
Nota Informativa Nº 3_DESTAQUES DO EAPN FLASH setembro/outubro 2015


EVENTOS
Na próxima sexta-feira dia 9 de outubro a EAPN Europa irá realizar a sua conferência anual, onde irá apresentar a sua avaliação dos Planos Nacionais de reforma e do Semestre Europeu e debater com cerca de 150 stakeholders incluindo 80 membros das redes nacionais e outros stakeholders questões chave: O que necessita de ser feito para assegurar que o Semestre Europeu assegura os seus compromissos na redução da pobreza e que promove a participação? Como poderemos ajudar para assegurar que a União Europeia caminha para uma Estratégia social, sustentável e democrática que possa dar esperança e restaurar a fé na União Europeia?
Oradores confirmados: Commissária Mariane Thyssen, Outi Slotboom (Direcção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros), Raquel Lucas (Gabinete do Comissário Dombrovskis), Sergio Prieto (Membro do Parlamento Europeu) e Tom Dominique (Presidente do Comité de Proteção Social). A conferência abrirá com um vídeo de Martin Schulz, Presidente do Parlamento Europeu.
Membros do Parlamento Europeu, Comité Económico e Social Europeu, Confederação Europeia dos Sindicatos, e outros atores da sociedade civil, incluindo pessoas que vivenciam situações de pobreza e exclusão social estarão presentes. O evento terá lugar no Comité Economico e Social Europeu.


LOBBY
·         A EAPN Europa reagiu à proposta da Comissão para uma Recomendação sobre a reintegração de desempregados de longa duração. A EAPN congratula-se com esta iniciativa, mas destaca importantes lacunas, como referências insuficientes para apoio ao rendimento adequado; riscos ocultos de ativação negativa baseados em sanções e medidas punitivas; a ausência de referências à qualidade do trabalho e do emprego; nenhuma menção do papel e da participação das organizações da sociedade civil.
Para consultar a Recomendação da Comissão
 
·         A EAPN enviou a 21 de setembro o seu contributo para o Inquérito ao Crescimento Anual para o Presidente Juncker. Tal como a carta evidencia, a EAPN está envolvida no Semestre Europeu desde 2011, demonstrando o conhecimento e a experiência dos seus membros no impacto das políticas da União Europeia na vida das pessoas. A EAPN espera encontrar-se com o Presidente Juncker para discutir os contributos da rede para o Semestre Europeu assim como soluções adequadas ao bem-estar dos cidadãos.


NOTÍCIAS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS
  • O Parlamento Europeu reverte cortes do Conselho para a elaboração do orçamento de 2016, adicionando fundos para a migração, emprego, juventude. Foi também aumentado o financiamento do Programa Youth Employment, o Erasmus +, o Programa de Mobilidade dos Estudantes e das redes de investigação, energia e transportes.
     
  • Comissão Europeia: O apoio da União Europeia para uma melhor gestão da integração de requerentes de asilo e refugiados. No dia 25 de setembro passado a Comissão Europeia promoveu uma reunião para discutir a forma de otimizar a utilização de Fundos Europeus (FSE e o Fundo Europeu de Ajuda aos Mais Carenciados) e medidas de apoio à integração de requerentes de asilo e refugiados.


OUTRAS NOTÍCIAS
  • Plataforma Social | Como será a Europa de um bem comum?
    No dia 30 de setembro o Colégio dos Comissários discutiu como será a agenda de uma Europa Social na prática. No dia 1 de outubro Pierre Baussand, Diretor da Plataforma Social, Barbara Helfferich, diretora da Eapn Europa e outros representantes da sociedade civil reuniram com Marianne Thyssen, Comissária para o Emprego e Assuntos Sociais para discutir como tornar a Europa digna de um verdadeiro estatuto social.
     
  • Age Platform| Os direitos das pessoas idosas não devem ser negligenciados pelos objetivos da União Europeia relativamente à consolidação fiscal e reformas estruturais
    O Semestre Europeu 2015 - o ciclo anual da UE de coordenação das políticas económicas - tem mais uma vez ignorado direitos fundamentais. Plataforma AGE Europa está profundamente preocupada que, em 2015, nas recomendações específicas por país os objetivos sociais da Estratégia Europa 2020 terem diminuído ainda mais. Muitas reformas na proteção social - nomeadamente nas pensões, saúde e cuidados a longo prazo - estão agora desafiando os direitos dos idosos a participar na sociedade, viver de forma independente e com dignidade.
    Para saber mais


PUBLICAÇÕES
  • Toolkit da EAPN sobre como dinamizar focus groups
    Em 2015, como parte do Projeto 'DRIVERS for Health Equity', a EAPN publicou um relatório e a síntese de um estudo de caso sobre o rendimento e a proteção social que resulta de uma parceria entre a EAPN e o CHESS - Centre for health Equity Studies (CHESS). Da autoria de Fiona McHardy e Olle Lundberg, esta pesquisa desenvolve um estudo de caso sobre o impacto do sistema de proteção social nas desigualdades no acesso à saúde. Tratou-se de um estudo comparativo onde participaram: a Hungria, Polónia, Reino Unido, Suécia e Portugal. A publicação também inclui um Toolkit sobre como desenvolver focus group (Anexo 2 – página 31).
    Link para aceder ao Relatório
     
  • Eurofound | Relatório sobre inclusão social de jovens
    Lançado no Parlamento Europeu em 23/09, novo relatório da Eurofound intitulado: "A inclusão social dos jovens", argumenta que há uma necessidade de um maior enfoque sobre as iniciativas de inclusão social que vão para além do mercado de trabalho, a fim de ajudar todos os jovens a se tornarem membros ativos da sociedade.
    Pode consultar o Relatório na íntegra aqui
  • Projeto DRIVERS: as recomendações finais estão agora disponíveis
    O Projeto DRIVERS, cujo objetivo era compreender e promover a equidade na saúde através de políticas e práticas em desenvolvimento na primeira infância, no emprego e condições de trabalho, e no rendimento e proteção social, já apresentou as suas recomendações finais Improving health equity through action across the life course (Fev 2015). EAPN estava entre os 7 parceiros do Projeto DRIVERS (2012-2014). A EAPN Europa foi responsável pelo Relatório Final: ”Estudo de Caso sobre o rendimento e proteção social” para o Projeto Drivers em setembro de 2014.
    Pode consultar o Relatório na íntegra aqui