AÇÃO DE FORMAÇÃO, Faro



A Gestão de casos como estratégia colaborativa na intervenção com clientes muito vulneráveis

No âmbito da intervenção social, a gestão de casos tem sido definida como um processo colaborativo de prestação de serviços que visa responder às necessidades e potencialidades dos indivíduos, assente no desenvolvimento de estratégias flexíveis de comunicação e na coordenação e otimização dos recursos disponíveis. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na intervenção social junto de populações muito vulneráveis (com múltiplos problemas e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social), já que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes entidades e profissionais.
 Contudo, a implementação do modelo de gestão de caso afigura-se como um desafio para todos os envolvidos no sistema de intervenção social atual (profissionais, serviços e clientes).
 Nesta ação de formação, aborda-se o modelo de gestão de caso enquanto estratégia colaborativa no âmbito da intervenção social com populações muito vulneráveis. Procura-se ainda refletir sobre práticas/estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à operacionalização da figura do gestor de caso no atual contexto da intervenção social.

DIAS 14 e 17 de Novembro de 2014
 HORÁRIO 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
 DURAÇÃO 12h
 LOCAL : Albufeira
 INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ // Não associados/as: 50€
 PÚBLICO-ALVO Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
 ÁREA DE FORMAÇÃO
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
 FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
 CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
 FORMADOR/A: Sofia Rodrigues, Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; licenciada em Psicologia, ramo psicologia clinica dinâmica; pós graduada em Análise e intervenção familiar; especialização em intervenção sistémica e familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; integra a equipa do Gabinete de investigação em saúde familiar e comunitária da Universidade de Aveiro; co- autora do livro “ Famílias pobres: desafios à intervenção social”.
 As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 7 de Novembro para:
 EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Faro
 Rua D. Jerónimo Osório, nº 5, 2º dto, 8000-307 Faro
 Telefone: 289 802 660 / Fax: 289 802662 / n.faro@eapn.pt