Intervenção Social com as Comunidades Ciganas


A inclusão de pessoas ciganas é uma prioridade social, já que cerca de 12 milhões de cidadãos/ãs da União Europeia pertencem a esta etnia e vivenciam situações de marginalização, exclusão social, discriminação, segregação e pobreza extrema. Tendo por base este contexto, consideramos fundamental concentrar todos os esforços nesta temática, no sentido de garantir a inclusão das comunidades ciganas. Para tal, é premente conhecer estas comunidades, as suas necessidades e os desafios que se colocam à sua efetiva inclusão para, dessa forma, permitir uma efetiva e consequente intervenção.

OBJETIVOS
 Promover um maior conhecimento sobre as características e os aspetos culturais que as comunidades ciganas apresentam, no sentido de promover a sua efetiva inclusão | Sensibilizar e capacitar os/as participantes no sentido de melhorar as respostas e as estratégias de intervenção | Dar a conhecer e promover a reflexão sobre metodologias e estratégias de intervenção | Fomentar o intercâmbio de experiências e boas práticas existentes neste domínio (nacional e europeu)

CONTEÚDOS 
Breve enquadramento sobre a temática | A situação das comunidades ciganas em Portugal e na Europa | Representações existentes e a sua desmistificação | Estratégias de Intervenção com as Comunidades Ciganas

DIA 27 de junho de 2014 HORÁRIO 10h às 13h e das 14h às 17h DURAÇÃO 6 horas LOCAL Escola Básica de Albergaria-a-Velha, Rua da Bela Vista, 3850-016 Albergaria-a-Velha

INSCRIÇÃO Gratuita

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as de intervenção social e comunidade em geral

DINAMIZADOR/A Maria José Vicente: Socióloga e Técnica da EAPN Portugal. Com experiência em projetos nacionais e europeus de intervenção com comunidades ciganas, dinamizadora de diversas ações de formação, informação e sensibilização neste domínio | João Seabra: Mediador das Comunidades Ciganas e Voluntário da EAPN Portugal na dinamização de ações de informação e sensibilização. Ex-mediador do Programa de Mediadores Municipais pelo município de Aveiro.
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as de intervenção social e comunidade em geral

As inscrições deverão ser realizadas até ao próximo dia 23 de junho para:
 EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., Vera Cruz, 3800-236 Aveiro
Tel: 234 426 702 | E-mail: aveiro@eapn.pt