Exposição “CiganAs” em Barcelos


Exposição “CiganAs” de Sérgio Aires

Inaugura hoje, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Barcelos
 e pode ser visitada até 4 de Julho 

« O objetivo principal desta exposição, desenvolvida no âmbito do projeto ROMI, é sensibilizar a comunidade em geral para a urgência de "olharmos" para as mulheres das comunidades ciganas como “Mulheres” e como “Cidadãs” de facto, para quem a Igualdade de Género e de Oportunidades ainda é algo pelo qual temos muito que lutar.
 Longo é o caminho já desenvolvido pelo terceiro sector ao nível do trabalho desenvolvido com as comunidades ciganas. No entanto, o desafio da sua “inclusão” continua revestido de uma grande complexidade, resultante da necessidade de abrirmos a nossa consciência coletiva à coexistência de diferentes culturas, diferentes tradições, diferentes realidades.
Tratando-se de grupos minoritários, as comunidades ciganas não ficam imunes às tendências da evolução das sociedades mais abrangentes, sobretudo no que diz respeito aos fenómenos de discriminação e de exclusão, que encontram aí um nucleo privilegiado de fecundação. Se a pobreza e a exclusão adquire maioritariamente um rosto feminino, promover a inclusão social das comunidades ciganas deverá envolver, igualmente, uma dimensão de género.
 Assim, o projeto ROMI focou-se, predominantemente, na promoção da participação e envolvimento de Mulheres Ciganas, uma vez que, devido às especificidades dos papéis sociais que ocupam na estrutura familiar e na própria sociedade, acabam por ser alvo de dupla discriminação: por serem Ciganas e por serem Mulheres! »

Uma iniciativa do Município de Barcelos em parceria com a EAPN Portugal.

+ info:

Maria José Vicente
Departamento de Desenvolvimento e Formação
 mj.vicente@eapn.pt
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua de Costa Cabral, 2368
 4200 - 218 Porto
 Tel. 00351 225420806 Fax. 00351 225403250
 www.eapn.pt