“Economia informal e inclusão social de públicos desfavorecidos”


Já se realizou, no Porto, o seminário “Economia informal e inclusão social de públicos desfavorecidos” onde foram apresentados os resultados obtidos no âmbito do projecto “A Economia informal em Portugal: o seu papel na inclusão social de públicos desfavorecidos” (POAT/FSE - Projeto nº. 000552402012), promovido pela EAPN Portugal, com a consultoria do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF).

«O projecto consistiu na realização de um estudo de investigação com o principal objectivo de perceber a importância da economia informal na inclusão social e integração profissional de pessoas que, de outra forma, se encontrariam afastadas do mercado de trabalho. Para o efeito foram realizadas entrevistas em profundidade a pessoas em situação de vulnerabilidade e que se encontram a desenvolver trabalho no âmbito da economia informal, assim como “Laboratórios de Experiência” com representantes de instituições que, de variadas formas, se relacionam com a temática central deste estudo.

 A investigação realizada visa promover a reflexão conjunta sobre as relações entre a economia informal e a inclusão social, bem discutir conjuntamente os obstáculos e as estratégias associadas às possibilidades de transição para a economia formal.»

+ info:

Hélder Ferreira
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Costa Cabral, 2368  
4200-218 Porto
Tel. + 00351 225 420 800 Fax: + 00351 225 420 807