AÇÃO DE FORMAÇÃO, Guarda


AÇÃO DE FORMAÇÃO
 O BÊ-Á-BÁ DA SEXUALIDADE NOS ADOLESCENTES

Para preparar todos os profissionais que diariamente se confrontam com esta importante componente da educação e formação das crianças e jovens, organizamos esta ação de formação que procura ir de encontro às suas necessidades e dar-lhes as ferramentas que necessitam para melhorar a sua intervenção junto destes públicos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
 1. Sexualidade na Adolescência
 2. Orientação Sexual e Identidade de Género
 3. Aparelho reprodutor, métodos contracetivos e IST’s
 4. Comportamentos de Risco e comportamentos preventivos
 5. Atitude do profissional: o modelo biográfico
 6. Aconselhamento e Trabalho com Jovens em saúde sexual e reprodutiva

DIAS 14 e 15 de abril de 2014
 HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
 DURAÇÃO 12 horas
 LOCAL Sala 66 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda
 INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não Associados: 50€
 PÚBLICO-ALVO Técnicos, Diretores, Coordenadores, Dirigentes e outros Colaboradores das Instituições com respostas sociais para crianças e jovens, de Projetos de Intervenção Social e outras organizações ligadas à infância e juventude.
 ÁREA DE FORMAÇÃO 762 - Trabalho Social e Orientação
 MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
 FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição // N.º inscrições por instituição // Distrito
 CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em 80% do total da duração da Ação de Formação e classificação qualitativa resultante da avaliação realizada pela formadora.
 FORMADORA Sónia Araújo - Psicóloga clínica, Pedagoga (licenciaturas em Psicologia e em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Terapeuta Sexual, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É colaboradora da Associação para o Planeamento da Família desde 2001, onde exerce o seu trabalho no âmbito da educação sexual, atendimento e aconselhamento em saúde sexual e reprodutiva com diversos públicos- alvo, dentre os quais se destacam os jovens, os profissionais de saúde e educação e os pais/encarregados de educação. É formadora nas áreas da educação para a saúde, área comportamental e área pedagógica. É autora de referenciais de formação e do Programa de Educação Sexual para o Ensino Profissional português.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas por email e confirmadas por telefone até 10 de abril para os contactos do Núcleo. O pagamento deverá ser efetuado no primeiro dia de formação por transferência bancária, numerário ou cheque.
 EAPN Portugal / Núcleo Distrital da Guarda
 telefone 271 227 506 | telemóvel 964 764 067 | fax 271 227 507 | e-mail: guarda@eapn.pt