"O papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa"


A EAPN Europa está a dinamizar uma campanha europeia intitulada ”Eleger defensores de uma Europa Social", assente neste MANIFESTO.


3 propostas para uma Europa mais Social e com maior participação

 
• Um Pacto Social para uma Europa Social;


• Uma estratégia da UE eficaz no combate à pobreza, exclusão social, desigualdade e discriminação; 


• Fortalecer democracia e a participação da sociedade civil.



Assim, a EAPN Portugal que está a organizar o seminário “ O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa”,  a realizar no próximo dia 16 de abril, na Sala do Senado da Assembleia da República,  onde serão distribuídos cerca de 200 postais, acção integrada na referida campanha, onde se apela à defesa de uma Europa Social. 


O presidente da EAPN Portugal, Padre Jardim Moreira, convidou todos os partidos políticos a estarem presentes neste encontro.  «As Eleições Europeias que se avizinham constituem um marco importante no futuro da Europa. Num contexto de recessão económica, as politicas macroeconómicas baseadas na austeridade conduziram a um agravamento do desemprego e das situações de pobreza e exclusão social. A Europa enfrenta hoje enormes desafios no que diz respeito à coesão social, à igualdade entre as regiões e à salvaguarda dos direitos humanos fundamentais. Acreditamos que as próximas eleições podem marcar a diferença através de uma aposta clara numa Europa Social forte, onde os direitos dos cidadãos são protegidos e onde a luta contra a pobreza e a exclusão social se assume como uma prioridade na agenda política», defende o presidente da EAPN Portugal, na carta enviada aos dirigentes políticos portugueses.