Eleger Defensores de uma Europa Social: um Apelo ao Compromisso

COMUNICADO 

Eleger Defensores de uma Europa Social:
Um Apelo ao Compromisso

« A EAPN lança uma campanha sobre as eleições europeias de forma a obter o compromisso por parte dos candidatos relativamente à luta contra a pobreza, exclusão social e desigualdade e incentivar os eleitores a votarem e a fazerem-se ouvir.

A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) lançou, ontem, uma campanha europeia, Eleições para uma Europa Social, antecipando as eleições europeias que decorrerão entre os dias 22 e 25 de Maio, mobilizando centenas de organizações europeias, nacionais e locais, apelando aos candidatos para assumirem a luta contra a pobreza, a exclusão social e desigualdade como prioridades da agenda europeia e apelando também aos cidadãos para votarem! O lançamento desta campanha coincidiu com a conferência de imprensa desta manhã entre os membros do Parlamento Europeu, a imprensa belga e as organizações de sociedade civil.
"Esta campanha europeia foi concebida em torno de um manifesto que exige um compromisso por parte dos candidatos na luta por uma Europa mais social, livre de pobreza, exclusão social e desigualdade. Precisamos do seu compromisso para que possam ser responsabilizados pelas pessoas que os elegeram, milhões das quais se encontram a viver na pobreza ou em risco de pobreza. Precisamos de um Parlamento Europeu que esteja do lado dos cidadãos e que represente os seus principais interesses.", afirma Sérgio Aires, Presidente da EAPN.
"Devido às escolhas políticas e económicas erradas, os níveis de pobreza, exclusão social e desigualdade atingiram picos nunca antes vistos. As medidas de austeridade têm vindo a destruir os estados-providência e a obrigar as pessoas a pagarem por uma crise que não criaram. Existem outras abordagens e todos nós sabemos disso. Com a sociedade civil a ser posta de lado pelos processos de tomada de decisão, compreendemos que as pessoas percam a confiança nas instituições europeias. É exactamente por isso que, mais que nunca, é imperativo eleger pessoas que façam a diferença quando a UE falha nos seus princípios fundamentais de democracia e solidariedade que asseguravam a paz e o bem-estar.", acrescenta Sérgio Aires.
Apesar da Estratégia Europa 2020 ter definido como um dos seus objectivos tirar 20 milhões de pessoas da pobreza até 2020, as estatísticas mostram um aumento dramaticamente acentuado nas taxas de pobreza. Entre 2010 e 2011, o número de pessoas em risco de pobreza ou em situação de exclusão social na UE aumentou em 3,7 milhões (+0,7%), atingindo o número de 121,2 milhões de pessoas em 2011 (24,3% do total da população europeia). Em 2012, o número de pessoas no limiar da pobreza ou exclusão social atingia os 124,5 milhões de pessoas (24,8%). Desde 2010, mais 6 milhões de pessoas na UE se encontram a viver em situação ou em risco de pobreza.
"A discrepância cada vez maior de desigualdade e falta de participação da sociedade-civil nos processos de tomada de decisão suscitam várias questões relativamente às discrepâncias entre aqueles que detêm o controlo dos poderes económico e político e os restantes cidadãos. As pessoas não são tolas mas sentem que não têm qualquer poder. Encontramo-nos num ponto de viragem onde a democracia e a paz se encontram ameaçadas.", afirma Barbara Helfferich, diretora da EAPN.

“Eleger Defensores de uma Europa Social” é uma campanha europeia protagonizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) e os seus membros (29 redes nacionais e 18 organizações europeias, representando centenas de organizações no terreno a trabalhar com milhares de cidadãos europeus) bem como outros parceiros que desenvolvem as suas atividades no sentido do apoiarem uma Europa social.
As principais exigências são:
√ Um Pacto Social para uma Europa Social;
√ Uma Estratégia europeia eficaz no combate à pobreza, exclusão social, desigualdade e discriminação;
√ Fortalecer a democracia e a participação da sociedade civil;
√ Uma Audição anual no Parlamento Europeu com pessoas que vivem em situação de pobreza.


/FIM/

Veja os compromissos dos membros do parlamento europeu no blog: http://Electionchampionsin2014.net
O MANIFESTO da EAPN e dos seus membros para a Eleições Europeias de 2014

Para mais informações contacte Barbara Helfferich (Directora), barbara.helfferich@eapn.eu (Tel. +32 2 226 58 50 - fax. +32 2 226 58 69) – ou Nellie Epinat (Responsável pela comunicação), nellie.epinat@eapn.eu (Tel. +32 498 44 13 66)

Criada em 1990, a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) é a maior rede europeia constituída por redes nacionais, regionais e locais, envolvendo ONGs anti-pobreza e grupos civis, assim como Organizações Europeias, ativas no combate contra a pobreza e a exclusão social. »