AVÓS: fale-nos dos seus!



AVÓS: fale-nos dos seus!

26 de Julho celebra avós do país e do mundo
Mas, para nós, dia dos avós, é quando um neto (a) quiser!

Desde 2003 que, em Portugal, foi instituído, através do projeto de resolução nº 142/IX, o Dia Nacional dos Avós que, aos poucos, tem servido de inspiração a muitas iniciativas de norte a sul do país. Todas elas visam o mesmo: reconhecer o papel fundamental que os avós têm no seio familiar e na sociedade. Diz assim o documento aprovado pela Assembleia da República, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição da República Portuguesa:

1 — O artigo 67.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa define a família como elemento fundamental da nossa sociedade.
2 — Ora, os avós constituem ainda, em Portugal, um pilar importante da família enquanto elementos transmissores de valores sociais e também de valores fraternos da família que importa fortalecer.
3 — Acresce que, num país onde ainda escasseiam as estruturas de apoio familiar, concentradas sobretudo nos meios urbanos e onde os pais têm cada vez mais necessidade de trabalhar fora de casa para auferir um rendimento familiar capaz de suprir as necessidades básicas da vida atual, os avós desempenham muitas vezes um papel primordial na educação dos seus netos, substituindo os pais ausentes do convívio familiar a maior parte do dia.
4 — Por outro lado, a instituição do Dia Nacional dos Avós ajudará a quebrar a solidão de muitos avôs e avós, ao menos um dia por ano.
5 — Cientes da importância destes membros mais idosos da família e da seu papel no seio do agregado familiar pelo menos desde 1996 que várias entidades vêm manifestando interesse pela institucionalização deste dia, nomeadamente junto da Assembleia da República.
6 — Refira-se, a título de exemplo, que em vários países com grandes comunidades de emigrantes portugueses este dia é já celebrado, sendo que em todos os casos a comemoração é realizada a 26 de Julho, por ser este o dia de Santa Ana e de São Joaquim, avós de Jesus.
7 — Em suma, no amplo conjunto de dias comemorativos de vários acontecimentos e de personagens importantes, a criação deste dia será uma iniciativa que chamará certamente a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família, como agentes de equilíbrio de relações afetivas, bem como de trocas de saberes e experiências intra e inter-familiares, quer ao nível da sociedade, como grupo etário fundamental à transmissão de valores e culturas que permitem a sua continuidade.

Com vista a celebrar os avós e a sua importância na vida de cada um, a FOCUSSOCIAL convida todas as pessoas, de todas as gerações a escreverem um texto sobre os respetivos avós. Não importa se tem 8 ou 80 anos. O importante é que nos conte uma história (máximo 3 folhas A4,  letra times new roman, corpo 12) à volta dos seus avós/avó/avô. E, se possível, com o texto, nos envie uma fotografia. Teremos o maior gosto de o publicar na focussocial on-line. Envie-nos, por favor, texto e fotografia para redacao@focussocial.eu

Para se inspirar leia AQUI um texto do escritor Paulo Kellerman! Bom fim-de-semana!