FUNDOS COMUNITÁRIOS: Prioridade máxima para a coesão social

Seminário, dia 20 de março, em Lisboa

FUNDOS COMUNITÁRIOS:
Prioridade máxima para a coesão social

«A EAPN Portugal é uma das organizações não-governamentais portuguesas que, desde a sua fundação em 1991, sempre procurou utilizar os Fundos... Comunitários como instrumento de criação de melhores condições de desenvolvimento social e de combate à pobreza e exclusão social.
Embora possamos ter uma visão crítica sobre a utilização de alguns destes fundos e a avaliação do seu impacto seja fundamental, é incontornável reconhecer o potencial dos mesmos num pais como Portugal. Nos últimos 20 anos estes fundos contribuíram de forma decisiva para alavancar a economia nacional, melhorar infraestruturas de vária ordem e capacitar o potencial humano nacional.
Mas há ainda muito por fazer. E, particularmente no que diz respeito ao combate à pobreza, os desafios continuam a ser enormes e a demandar uma forte capacidade de investimento para a qual muito devem contribuir os Fundos Comunitários.
No atual contexto económico e social e, sendo Portugal um dos países intervencionados pela Troika, a importância das negociações para o novo período de programação não poderão deixar de exigir o envolvimento de todos os atores, públicos e privados. Esta poderá ser a última oportunidade para Portugal investir nas pessoas e redirecionar os fundos comunitários para a promoção de uma coesão social mais sólida. Os elevados níveis de desemprego e de precariedade laboral, a elevada carga fiscal sobre os contribuintes e a consequência quebra dos níveis de consumo e do nível de vida das famílias, exige que a nova arquitetura dos fundos estruturais privilegie a coesão social, sem a qual dificilmente poderá existir crescimento.


Objetivos:
 
Refletir sobre o atual quadro comunitário de apoio e sobre o seu impacto na integração de públicos desfavorecidos e na redução da pobreza e exclusão social
O novo período de programação e aposta prevista na coesão social
O novo desenho dos programas operacionais segundo as diretrizes da União Europeia e tendo como pano de fundo a Estratégia 2020. »


Local: Auditório do Montepio Geral, Rua Áurea, 219, 241, 6º andar, Lisboa

+ INFO:

Maria José Vicente - mjvicente@eapn.pt

Júlio Paiva - julio.paiva@eapn.pt

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Departamento de Desenvolvimento e Formação
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel. 00351 225420800 | 
Em breve poderá consultar o programa do seminário em www.eapn.pt