Passaportes Emprego/Impulso Jovem



«Os Passaportes Emprego,   integrados na iniciativa Impulso Jovem abrangem, entre outros, os setores de atividade de bens e serviços transacionáveis, agricultura, economia social e o setor associativo juvenil e desportivo.
As candidaturas para Entidades Promotoras estão abertas desde o dia 1 de Agosto 2012.

Estes estágios conjugam, na entidade promotora, a prática em contexto de trabalho com formação profissional adequada à atividade a desenvolver. Têm a duração de 6 meses e destinam-se a melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens desempregados inscritos nos Centros de Emprego há pelo menos 4 meses e, em simultâneo, potenciar o desenvolvimento de novas competências junto dos empregadores.

Se é uma Associação ou Federação Juvenil, Desportiva ou de Estudantes, uma entidade de direito privado com fins lucrativos ou sem fins lucrativos candidate-se a uma das medidas
Passaporte Emprego, conforme o seu setor de actividade:
·         Passaporte Emprego;
·         Passaporte Emprego Agricultura;
·         Passaporte Emprego Economia Social;
·         Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas.
Pode, ainda, candidatar-se ao prémio de integração se no final do estágio celebrar um contrato de trabalho sem termo, com o estagiário.

Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas ·
Relativamente ao Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas, as Associações ou Federações Juvenis, Associações ou Federações de Estudantes e as Organizações equiparadas a Associações Juvenis, é condição para a validade da respetiva candidatura possuir registo no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

Objetivos:
Melhorar o perfil de empregabilidade dos jovens que procuram emprego e promover a sua inserção ou reconversão profissional e, em simultâneo, potenciar o desenvolvimento de novas competências junto dos empregadores, de forma a estimular a criação de emprego em novas áreas.

Destinatários:
Jovens à procura de emprego, entre os 18 e os 30 anos, inscritos nos centros de emprego, como desempregados, há pelo menos 4 meses.

Projeto-Tipo
Estágios com a duração de 6 meses, não prorrogáveis, realizados em Associações ou Federações Juvenis, de Estudantes e Desportivas, vocacionadas para a promoção e o desenvolvimento desportivo. Os estágios conjugam, na entidade promotora, a prática em contexto de trabalho com uma componente de formação profissional (com a duração mínima de 50 horas) adequada à atividade a desenvolver.

Não são abrangidos pela presente medida: Os estágios que tenham como objetivo o cumprimento de requisitos adicionais e específicos para acesso a títulos profissionais; Os estágios curriculares de quaisquer cursos;Os estágios cujo plano requeira perfil de formação e competências nas áreas da medicina e da enfermagem.

Durante todo o período de desenvolvimento do estágio, os estagiários não podem exercer qualquer tipo de atividade profissional, por conta própria ou por conta de outrem.

Apoios Financeiros:
  - Bolsa de estágio mensal no valor de:
  • o 1,65 IAS* - para estagiários ensino superior completo;
  • o 1,25 IAS - para estagiários com ensino secundário completo ou ensino pós-secundário completo;
  • o 1 IAS – para estagiários sem ensino secundário completo.
  • Subsídio de alimentação; Despesas de transporte; Seguro de acidentes de trabalho.Indexante dos Apoios Sociais (valor em 2012 - €419,22)

+ INFO:
http://www.impulsojovem.pt