Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos


18 de outubro
Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos



« O Tráfico de Seres Humanos é um sério problema que afecta cerca de 2,4 milhões de pessoas, com rápido crescimento nos últimos anos. Assume várias formas desde a exploração sexual e prostituição, a trabalhos forçados e tráfico de órgãos.
As mulheres constituem 2/3 das vítimas de tráfico humano reportadas, 98% das vítimas de tráfico para exploração sexual. São mulheres e meninas reduzidas à condição de mercadoria, sujeitas a actos da mais brutal violência: estupro, tortura, aborto forçado, fome, ameaça de represália sobre familiares e mesmo homicídio. Mulheres e meninas vítimas de um negócio que, num profundo desprezo pela dignidade humana, alimentando-se da exploração e da escravatura, gera lucros fabulosos a grupos criminosos organizados.
Entre os factores que contribuem para o crescimento deste fenómeno destaca-se a degradação das condições de vida. Consequência de políticas que desvalorizam o ser humano as mulheres portuguesas estão cada vez mais condenadas ao empobrecimento e à perda de direitos humanos básicos, situação que o actual governo está a agravar de forma dramática. Sendo Portugal apontado como um país que não cumpre as regras de combate ao tráfico apesar de possuir Planos de Combate a este flagelo, é com grande preocupação que o Movimento Democrático de Mulheres olha para o presente e o futuro das mulheres mais vulneráveis, as mais pobres e desfavorecidas.
É urgente criar um movimento de opiniões que condene o TSH e reclame o combate às causas que lhe estão subjacentes. Neste como em todos os problemas que afectem as mulheres de Viseu o MDM estará presente na luta por um distrito mais justo e igualitário.»

+ INFO:

mdm-viseu@sapo.pt