Hoje, 15 de junho...


DIA MUNDIAL DE SENSIBILIZAÇÃO 
PARA OS ABUSOS 
MAUS-TRATOS NA VELHICE


"A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 4 e 6% das pessoas idosas em todo o mundo tenham sido vítimas de alguma forma de abusos e maus-tratos – físicos, emocionais, financeiros. Além disso, pesquisas recentes sugerem que a negligência, abuso e violência contra pessoas idosas, tanto em casa como nas instituições, são muito mais prevalentes do que actualmente é reconhecido.

Tais abusos são um ataque inaceitável à dignidade e aos direitos humanos. Pior do que isso, muitas das vezes estes casos não são comunicados nem solucionados.

Preocupada com o alastramento deste problema, a Assembleia-Geral da ONU proclamou o Dia Mundial para a Sensibilização para os Abusos e Maus-Tratos na Velhice, que se comemora anualmente a 15 de Junho.

O respeito pelos mais velhos está consagrado em muitas sociedades. Como as pessoas vivem mais tempo, e como nos esforçamos para atingir um desenvolvimento sustentável e inclusivo, é hora de revitalizar e expandir o nosso apreço por aqueles que têm avançado nos últimos anos. A civilização moderna só pode merecer esse nome se preservar a tradição de honrar, respeitar e proteger os idosos da sociedade.

Ao comemorarmos o Dia pela primeira vez, reafirmemos em conjunto que os direitos humanos das pessoas mais velhas são tão absolutos como os de todos os seres humanos.

Faço um apelo aos governos e a todos os actores interessados para projectarem e realizarem estratégias mais eficazes de prevenção e políticas mais rigorosas para abordar todos os aspectos do abuso de idosos. Vamos trabalhar juntos para optimizar as condições de vida dessas pessoas para que estas possam contribuir com o melhor de si para a nossa sociedade".

----------------------
Links úteis:
Organização Mundial de saúde: http://www.who.int/ageing/projects/elder_abuse/en/
Comissão de ONGs dedicadas ao envelhecimento: http://www.ngocoa-ny.org/index.html