“Crescer na Cidadania”


"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana."
(Franz Kafka)

O Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco, respondeu ao repto lançado pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco em conjunto com o Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN, para efectuarem acções de sensibilização sobre a temática “Crescer em Cidadania”.
Depois de se calendarizarem as acções a desenvolver em todas as turmas do Agrupamento, as técnicas responsáveis Drª Paula Montez e Drª Rita iniciaram então as sessões.
Nas turmas do 1ºciclo as sessões decorreram com muito entusiasmo e todos os alunos estiveram muito empenhados e participativos. Alguns alunos tiveram alguma dificuldade para formularem frases sobre a cidadania, embora seja um tema que se aborda bastante nas aulas.
Foi salutar esta iniciativa, pois nunca é demais reforçarmos estes valores.
Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e não violência na vida. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
Nos outros ciclos, denotamos que os alunos não estavam muito à vontade, nomeadamente em determinados conceitos, como é o caso da xenofobia.
De referir que se deve conhecer atempadamente os assuntos a debater, para serem trabalhados nas aulas e assim os alunos terem já alguma noção do que é pretendido.
A escola ao fazer o balanço desta actividade, concluiu que a actividade teve bastante interesse e que se deve manter no próximo ano lectivo.

Maria Amélia Alves (Professora do 1º ciclo)



[Nota: o  FLASH REDE recebe  e publica  a opinião dos parceiros envolvidos nos projetos  que leva a cabo no âmbito das parcerias estabelecidas. Pode, por favor, enviar-nos a sua opinião para comunicacao@eapn.pt]