Convite à apresentação de candidaturas



O Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, em conjunto com o Oxford Institute of Population Ageing (OIAP), irá organizar um Curso de Formação Avançada em ‘Envelhecimento Demográfico e Políticas Públicas’.

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

«Desde a sua fundação, o Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa (IEUL) tem, entre as suas missões, a promoção da formação em estudos do Envelhecimento. No cumprimento desta missão, o IE-UL, em conjunto com o Oxford Institute of Population Ageing (OIAP), irá organizar um Curso de Formação Avançada em ‘Envelhecimento Demográfico e Políticas Públicas’.

O Curso tem como objectivo proporcionar a dirigentes e quadros da Função Pública e de organizações da sociedade civil uma perspectiva global dos desafios levantados pelo envelhecimento demográfico às políticas públicas, tanto a nível nacional como internacional.

Com este objectivo, reunimos um conjunto de reputados especialistas nacionais, tais como o Prof. Pedro Pitta Barros ou o Prof. Fernando Ribeiro Mendes; e internacionais, tais como a Prof.ª Sarah Harper ou o Doutor Asghar Zaidi.

O Curso, que irá decorrer ao longo de 3 dias, e será parcialmente ministrado em Inglês, está estruturado em torno de cinco módulos: 

·         Dinâmicas de Envelhecimento Demográfico
·         Sustentabilidade e Reforma dos Sistemas de Pensões
·         Mercado de Trabalho e Políticas de Envelhecimento Activo
·         Desafios para os Sistemas de Saúde
·         Famílias e Cuidados aos Idosos

Cada módulo será leccionado por um especialista internacional, que fará uma abordagem geral ao tema, quer em termos teóricos, quer geográficos; e por um especialista nacional, que irá focar especificamente a situação portuguesa. Estes cinco módulos serão complementados por duas palestras a cargo da Prof.ª Sarah Harper (‘Os desafios Globais do Envelhecimento Demográfico’) e do Prof. Manuel Villaverde Cabral (‘Relações Intergeracionais’). A frequência do curso é gratuita.
Assim, convidamos os interessados a submeter a sua candidatura  no site do Instituto do Envelhecimento http://www.ienvelhecimento.ul.pt/curso

até ao dia 14 de Maio. Os resultados do processo de selecção serão comunicados até dia 18 de Maio».

 + INFO

Instituto do Envelhecimento - Universidade de Lisboa
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, nº 9
1600 - 189 Lisboa Portugal
Tef.: +351 21 780 47 00 / Fax.: +351 21 794 02 74