Amanhã, Dia Internacional das Famílias



MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL da ONU

« O Dia Internacional das Famílias deste ano dá destaque à necessidade de equilíbrio entre a vida laboral e familiar. O objectivo é ajudar os trabalhadores do mundo inteiro a assegurarem o bem-estar financeiro e emocional das suas famílias, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento socioeconómico das suas sociedades.

As tendências actuais salientam a importância crescente das políticas de conciliação entre a vida laboral e familiar. Entre elas incluem-se uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, bem como a urbanização crescente e uma maior mobilidade na procura de emprego. À medida que as famílias se vão tornando mais pequenas e as gerações deixam de viver juntas, há menos membros da família extensa disponíveis para prestar cuidados e os pais trabalhadores enfrentam desafios cada vez maiores.

Há milhões de pessoas no mundo inteiro que carecem de condições de trabalho dignas e do apoio social necessário para cuidarem das suas famílias. Nos países em desenvolvimento raramente existem serviços de assistência à criança a preços acessíveis, o que obriga muitos pais a deixarem os seus filhos em idade pré-escolar sozinhos em casa. Muitas crianças pequenas também ficam à guarda de irmãos mais velhos que, por sua vez, deixam de frequentar a escola.

Alguns países têm disposições generosas em matéria de licença parental. No entanto, são muitos mais os países que oferecem poucos benefícios gerais em conformidade com as normas internacionais. Na maioria dos países em desenvolvimento, continuam a ser raras as disposições em matéria de licença de paternidade.

As modalidades de trabalho flexíveis, nomeadamente o escalonamento dos horários de trabalho, a compressão da semana de trabalho e o teletrabalho, começam a estar ao alcance de um número crescente de trabalhadores – mas há margem para muitos melhoramentos em toda a parte. Estou empenhado neste assunto na nossa própria organização, onde estamos actualmente a examinar as nossas modalidades de trabalho e a tentar descobrir o que podemos fazer melhor.

Temos de responder às complexidades da vida laboral e familiar, que estão constantemente a mudar. Congratulo-me com o estabelecimento de locais de trabalho que respeitam a família oferecendo disposições em matéria de licença parental, modalidades de trabalho flexíveis e uma melhor assistência à criança.

Estas políticas e programas são fundamentais para reforçar o equilíbrio entre a vida laboral e familiar. Trata-se igualmente de medidas que podem conduzir a melhores condições de trabalho, à maior saúde e produtividade dos trabalhadores, e a acções mais concertadas em prol da igualdade de género.

As políticas relativas ao equilíbrio entre a vida laboral e familiar demonstram não só o empenhamento dos governos no bem-estar das famílias, mas também o empenhamento do sector privado na responsabilidade social.

Neste Dia Internacional das Famílias, renovemos o nosso compromisso de promover o equilíbrio entre a vida laboral e familiar para benefício das famílias e da sociedade em geral.»




O Dia Internacional das Famílias é celebrado desde 1993 por decisão da Assembleia Geral da ONU, implementada através da Resolução A/RES/47/237, reflectindo a importância que a comunidade internacional dá às famílias.