Uma criança com leucemia e uma voluntária do hospital...

´
“ Querido Deus. Chamo-me Óscar, tenho dez anos, peguei fogo ao gato, ao cão, à casa (acho que até grelhei os peixes vermelhos) e é a primeira carta que te mando porque dantes, por causa dos estudos, não tinha tempo…


« Começa assim a maravilhosa peça de teatro, representada por Lídia Franco, "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa". É um hino à vida e ao ser humano. Mostra-nos a amizade total entre uma criança com leucemia e uma voluntária do hospital, a Senhora cor-de-rosa. Entre os dois estabelece-se um jogo: "Cada dia equivale a dez anos". Deste modo o menino passa a ter a sensação de que avança no tempo e de que aproveita a vida nas suas diferentes idades. Ele morre com mais de cem anos, ou seja, daí a alguns dias, com uma vida plena de emoções e alegrias. Nessa "longa" vida ele reinventa o Mundo sob a maravilhosa cor de fantasia, desafiando a morte, com um olhar divertido sobre o Universo dos adultos e das outras crianças doentes que o rodeiam no Hospital. Desta vida maravilhosa ficou o testemunho através de cartas que o menino escrevia todos os dias a Deus.

Não é uma história triste, ver esta peça significa passarmos a ter uma nova visão sobre a maneira como devemos aproveitar a nossa VIDA.

Esta peça esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria, sistematicamente esgotada e foi homenageada como um dos melhores espectáculos em cena durante o ano de 2011 numa Gala que a RTP transmitiu directamente dia 5 de Fevereiro de 2011.

COM LÍDIA FRANCO de ERIC-EMMANUEL SCHMITT tradução IVONE DE MOURA
LÍDIA FRANCO encenação MARCIA HAUFRECHT

Duração: cerca de 1h30 (sem intervalo) Classificação M/12

Local: Auditório da FEUP, na Rua Roberto Frias, no Porto, junto ao Hospital de S. João (parque de estacionamento disponível)

Data: 21 de Abril,  às 21h30

Bilhetes: 15 euros, à venda no C.C. São Cirilo, Rua Barão Forrester, 968 Porto

Informações: oscar21deabril@gmail.com

Comentários