Dia da Solidariedade entre Gerações



29 de abril, Dia da Solidariedade entre Gerações



Portugal promove o projeto Generations@School
e lança concurso entre escolas

Hoje, um pouco por todo o país, escolas do 1º e do 2º ciclo, tal como escolas em toda a Europa aderiram ao lançamento do projeto "Generations@School" integrado nas iniciativas designadas pela Comissão Europeia para a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações (AEEASG).

Visando assinalar o dia 29 de abril, Dia da Solidariedade entre Gerações, Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência incentiva todas as escolas de Portugal a abrirem as portas da sala de aula aos mais velhos, criando oportunidades de diálogo que têm como principal objetivo combater estereótipos intergeracionais e, simultaneamente, encorajar diferentes gerações a uma maior partilha de experiências e conhecimentos. O processo de aprendizagem através da partilha conduzirá a uma maior consciencialização da sociedade para o significado e importância do envelhecimento ativo.

Na Escola João de Deus, em Lisboa, às 15h30, os alunos recebem os avós, entre os quais se encontra o poeta Manuel Alegre, ficando a apresentação do projeto a cargo da jornalista Fernanda Freitas, nomeada embaixadora para a Solidariedade Entre Gerações durante o decorrer do AEEASG. Esta iniciativa coloca a tónica no diálogo em torno do que "significa envelhecer e como podem os mais velhos e os jovens colaborar na promoção de uma vida melhor para todos", diz fonte da organização.

De referir, ainda, que estão já em curso iniciativas similares no Externato Colina do Sol, nas EB do 1º ciclo de Montebello, no Porto, nas EB da Cova da Moura e de Santa Eulália, no Colégio Parkids e na EB 2+3 de São Martinho do Porto.

Continua em
www.focussocial.eu



Fotografia: Fabrice Demoulin