Março Mulher: “Participação Cidadã”



«Há já 19 anos que se faz o MARÇO MULHER. Promovido pela SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social) em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o MARÇO MULHER só é (e foi) possível graças a centenas de pessoas voluntárias, de instituições, de empresas, que ao longo de 19 anos, generosamente, ofereceram o seu tempo, as suas ideias, e pelas suas mãos fizeram a festa pela Igualdade de Género, em Setúbal.

Este ano, com especial destaque, celebramos com alegria e muita energia a acção de fazer cidadania. E a isto chamamos o maior poder que, juntos/as, podemos de facto ter. É um poder transformador das pessoas e das cidades. É o poder de transformar os modos de vida. De trazer fragmentos de futuro para o nosso presente. De sonhar que podia ser melhor, mais justo e livre para todas as mulheres e todos os homens de todas as idades, e fazê-lo já hoje, um bocado de sonho a cada dia. Um futuro que não se adia.

A democracia nasceu na Grécia, na cidade de Atenas, há muitos séculos atrás. Aí os cidadãos reuniam-se numa praça, discutiam e votavam em conjunto todas as grandes decisões. As mulheres ficavam de fora, em casa. Cidadãos eram apenas os homens, e deles era o espaço público.

A palavra cidadania cresceu, porque NÓS crescemos. Cresceu a sua prática, porque se ampliou o direito de a exercer. Em Portugal, e por certo em todo o mundo, a cidadania não é uma dádiva, foi e é a conquista de muitas mulheres e homens que lutaram pela liberdade e pelo direito a participar, a ser cidadãos e cidadãs que fazem um país.

O Março Mulher de hoje é diferente do que se fez, pela primeira vez, há 19 anos. Já não é possível o recuo. Somos mais, estamos mais atentos/as e mais próximos/as. Os vizinhos estão aqui e no outro lado do mundo. Não saberíamos já viver isolados/as, na ignorância, no medo e no silêncio. Agora é urgente a nossa voz, das gentes que discutem o futuro a céu aberto.

Participe no MARÇO MULHER! Na sua companhia vai saber melhor.»

+ INFO

SEIES
R. José Pereira Martins, nº 14, 2900-437 Setúbal

Telefone: 265 547 450
Fax: 265 547 459
E-mail: seies@mail.telepac.pt

Comentários