Pais em Rede apresenta projeto para inclusão efetiva dos cidadãos com deficiência


«Trata-se de um projecto promovido pelo movimento Pais em Rede em parceria com a Universidade de Évora (Centro de Investigação em Educação e Psicologia), financiado pelo Alto Comissariado para a Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto é pioneiro a nível europeu, na forma como enfatiza e reforça o papel dos pais de crianças/jovens/adultos com deficiência no processo de inclusão dos seus filhos (mais além dos técnicos e das instituições que os acompanham). De âmbito nacional, visa apoiar as famílias através da constituição de uma rede de pais e da sua corresponsabilização.
Consiste na realização de três níveis de formação, com vista à criação de uma bolsa de pais prestadores de ajuda (que poderão no futuro apoiar outros pais). A participação nestas oficinas é gratuita, não tendo qualquer encargo para os participantes. Poderão encontrar mais informação sobre esta formação aqui: http://www.paisemrede.net/files/destaques/programaoficinasparasite.pdf

Nestas sessões de apresentação das contaremos com a participação e o testemunho de outros pais que frequentaram já os primeiros grupos de Oficinas de Pais do Alentejo, decorridos entre Abril e Julho do ano passado em Évora e Estremoz, bem como de técnicos e profissionais envolvidos no projecto.
Estão convidados a participar todos os pais que desejem conhecer melhor estas oficinas. Do mesmo modo, convidamos também os diversos técnicos/profissionais que contactam e lidam directamente com estas famílias, a participar nesta sessão, para assim conhecer e dar a conhecer as Oficinas de Pais, bem como o movimento Pais em Rede.
É fundamental uma boa divulgação destas oficinas para que mais pais se possam juntar a este movimento e encontrar este espaço de partilha e criação de redes com outros que vivem situações idênticas.

+ INFO
Pais-Em-Rede
Núcleo Local de Évora
http://www.paisemrede.net/

Comentários