Estudo pioneiro apresentado no...


...II Seminário Internacional do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa...

« O Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa promove, no próximo dia 3 de Fevereiro, no Auditório do Montepio Geral, em Lisboa, o segundo Seminário Internacional.
Um evento onde se destaca a apresentação do trabalho do Observatório em 2011; os resultados do “Barómetro” um estudo pioneiro que acompanhou um painel de cidadãos e que procura traçar um retrato da pobreza na Cidade; e uma mesa redonda que contará com a presença de 6 Observatórios de outros tantos países, e que procurarão refletir sobre qual o papel da Observação Social num contexto de crise.

O II Seminário Internacional do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa (OLCPCL) constitui um espaço de reflexão com os mais diversos atores que se mobilizam em torno do estudo e da ação sobre a pobreza e suas causas.

Num primeiro momento, pretende-se partilhar as ações e resultados do trabalho do OLCPCL em 2011, marcado pela estabilização da sua estrutura e de meios de recolha de informação, pela sua aproximação a entidades que trabalham com os mais pobres, pela dinamização de espaços de reflexão e a realização de estudos em parceria com a Universidade.

Será dado destaque aos resultados do estudo “Barómetro”, um estudo pioneiro promovido em conjunto com o Dinâmia-CET / UL, que visa acompanhar o percurso de famílias em situação de pobreza, perceber como enfrentam essa realidade, que estratégias acionam e como avaliam as respostas existentes.

Num segundo momento, que reúne seis Observatórios locais de outros tantos países (Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália e Portugal), pretende-se debater o papel da Observação Social num contexto de crise internacional, marcado por maior empobrecimento e surgimento de novos grupos em situação de risco ou vulnerabilidade. Neste contexto, marcado também pela contenção orçamental, que riscos, desafios e potencialidades a observação social enfrenta será uma das principais questões a que se procurará responder».

PROGRAMA aqui
+INFO
Sérgio Aires (Diretor)
E-mail: sergio.aires@eapn.pt
http://www.observatorio-lisboa.eapn.pt/

Comentários