Conclusões do II Congresso Nacional de Inclusão

 «Uma nova realidade não só é possível, como já está a surgir. À nossa volta, professores, estudantes, executivos, inovadores sociais, líderes comunitários, líderes do sector público, entre outras pessoas com preocupações éticas e sociais, estão a desenvolver ideias e iniciativas com vista a criar um mundo melhor. O CNI - Congresso Nacional de Inclusão pretende oferecer a estas e outras pessoas, um espaço único, inspirador, facilitador e impulsionador de sinergias para apresentação das suas ideias inovadoras e geradoras de efectiva mudança social. Este, é por excelência um ponto de conexão para alavancar projectos e ideias.
Promovemos, este ano, um evento onde “inspirar” era o mote e “promover novas relações e parcerias” um objectivo central do CNI.2011. Acreditamos que o conseguimos. Reunimos no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde várias pessoas partilharam as suas histórias, colocaram as suas dúvidas, participaram activamente no Congresso e, acima de tudo, encontraram um espaço onde a diversidade e o diálogo existem lado a lado. Este Congresso revela-se nas pessoas que nele circulam… As histórias inspiradoras, as parcerias que se criam, as vontades que se agregam. Um ambiente de confiança que permite a incubação de ideias e iniciativas inovadoras no sector social.

A diversidade parece ser a palavra de ordem nestes congressos. E é este encontro de pessoas que a IUNA encara como missão e que se expressa num evento como o CNI. A verdade é que tem sido um espaço convergente de pessoas com um objectivo comum: gerar mudança positiva, eficaz e sustentável no sector social. O tema Inclusão Digital = Cidadania Activa foi o eixo orientador da 2ª edição do CNI, onde procuramos ouvir sobre as preocupações da Sociedade de Informação e Tecnológica, em criar-se uma nova divisão, a “Digital”, e sobre o esforço colectivo de fomento a implementação de práticas de “Inclusão Digital” das amplas parcelas marginalizadas da população para a real “Cidadania Activa” na sociedade portuguesa.

O CNI surgiu com um pequeno evento que deu os seus primeiros passos em 2010 e que, ao longo de 2 anos, tem vindo a gerar impacto. Este é um dos saldos mais positivos de um evento que se propõe a estimular e traçar caminhos “rumo à sustentabilidade, inovação e mudança”, sinónimos da Inclusão Social. Primeiro apresentámos o Congresso, mais tarde a ExpoCNI – que apoia e divulga projectos sociais que hoje estão implementados em Portugal e procuram promover a mudança social. Projectos ambiciosos na sua missão social, inovadores na sua abordagem e, efectivamente, transformadores.

Cabe-nos agradecer a todos os que têm acreditado, estimulado, acompanhado e participado no CNI. [...]
Tal como disse David King “é bom demonstrarmos que podemos aterrar um veiculo em Marte (…) mas eu sugiro que talvez devêssemos empurrar as pessoas em direcção a desafios maiores onde os resultados podem ser realmente cruciais para a civilização”… Para nós, o momento chegou.

Trabalhamos para continuamente fazer crescer esta rede, este capital de confiança, este impacto.

É convosco e baseados no vosso feedback que iremos construir o Congresso de 2012! Até lá!»

José Ferramenta; Bruno Gaspar; Lee Krutsch; Raul Botellero

Comentários