POBREZA É FICAR INDIFERENTE!

 «Com base nos dados disponíveis em 2008, 85 milhões de pessoas viviam em risco de pobreza na União Europeia. A crise económica agravou esta situação, expondo ainda mais os grupos vulneráveis. Como tal, a UE deve continuar a intensificar os seus esforços nesta luta, uma vez que se trata de uma questão fundamental nesta nova década, onde é desejável um crescimento sustentável e inclusivo. A redução da pobreza é o motor para esse crescimento.


No entanto, a maioria dos Estados-Membros estão a adoptar medidas de austeridade que vão ter maior impacto nas pessoas que vivem em situação de pobreza e/ou de exclusão social. A sociedade civil mais do que nunca tem um papel determinante na visibilidade da luta contra a pobreza e exclusão social e na sensibilização dos vários sectores da sociedade para uma responsabilidade que é de todos!

No seguimento da iniciativa "24h pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social", um grupo de organizações decidiu dar continuidade à iniciativa, mas desta vez alargando-a a uma semana, porque, mais do que nunca é necessário reafirmar e reforçar o empenho político em tomar medidas com impacto decisivo no que respeita à erradicação da pobreza.

Em 2010, o "24 Horas" acolheu mais de 100 iniciativas por todo o continente e ilhas durante o dia 6 de Outubro de 2010, num total de mais de 100 entidades públicas e privadas envolvidas.

Para que continue a ser um sucesso apelamos à sua participação na organização de atividades no seu território que decorram na semana de 17 a 23 de Outubro de 2011. Como pode ver no documento de apresentação em anexo, as atividades são da responsabilidade da entidade que as organiza, devendo no entanto, corresponder aos objetivos da iniciativa. São dados alguns exemplos de atividades que decorreram e que poderão ser replicadas nos diferentes territórios, sem prejuízo para a criatividade de cada organização.

Para congregar e divulgar todas as iniciativas que vão decorrer no país nesta semana, solicitamos o preenchimento da ficha de participação que se encontra em http://www.jotform.com/semanacombatepobreza/Inscrição

Para qualquer dúvida ou sugestão recorra ao email combatepobreza@gmail.com, ao blog http://pelocombatepobreza.blogspot.com/
ou ao facebook da iniciativa http://www.facebook.com/CombatePobreza.


Adira à iniciativa porque POBREZA É FICAR INDIFERENTE! »

Comentários