Alerta Tráfico de Pessoas...


«Celebra-se no próximo dia 18 de Outubro, o dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos (TSH), lançado pela Comissão Europeia em Outubro de 2007. Esta iniciativa pretende promover a sensibilização do público em geral e dos governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos.

A Delegação Norte da APF - Associação para o Planeamento da Família, no âmbito do seu Projecto Alerta Tráfico de Seres Humanos, está a organizar um evento dirigido a jovens a frequentar instituições de ensino do Norte do País, com os seguintes objectivos: informar e sensibilizar para o fenómeno, prevenir trajectórias de risco entre os jovens portugueses à procura de alternativas de vida lá fora, dar visibilidade a nível nacional à mensagem de combate a este crime, chegando-se a muitos outros jovens através destes pares.
Desta forma, vimos por este meio convidar a vossa escola a participar neste evento, nomeadamente na concentração de jovens que irá acontecer no dia 18 de Outubro, na Praça dos Aliados, no Porto (mais perto da data será entregue um programa completo de actividades).
O tráfico na UE é actualmente um fenómeno criminoso de grande expressão, não só do ponto de vista do tráfico proveniente de países terceiros, mas também do ponto de vista dos fluxos de tráfico no interior da UE. É apelidado de escravidão moderna e atenta contra direitos, liberdade e dignidade das vítimas que são exploradas para fins sexuais, laborais ou outros. O combate a este crime organizado é muito difícil e a (in)formação e a prevenção são ferramentas cruciais para proteger as novas gerações dos perigos de um recrutamento enganoso, nomeadamente em contextos da Internet e Redes Sociais.»

+ INFO
APF Norte

TEL/FAX: 22 208 58 69
Rua Anselmo Braancamp, 501
4000 - 084
E-Mail: apfnorte@apf.pt

Comentários