Sustentabilidade das Organizações do Terceiro Sector

«A sustentabilidade do Terceiro Sector constitui uma temática de extrema importância e actualidade, uma vez que muitas Organizações Sociais enfrentam graves problemas a este nível, na tentativa de fazer face aos muitos, e cada vez mais complexos, problemas sociais a que procuram responder.


Como consequência da actual crise financeira que afecta a economia global, assistimos a um aumento crescente e preocupante de uma crise social. Cada vez mais o trabalho realizado pelas Organizações Sociais se torna visível e imprescindível.

No entanto, a par do aumento da procura dos serviços prestados por estas organizações assistimos, por parte do Estado, a uma redefinição apertada das prioridades nos apoios que contratualiza com este Sector. O aumento crescente da procura corre, assim, o risco de ser acompanhado por uma diminuição dos recursos disponíveis.

Importa sublinhar que o aumento da qualidade das respostas de apoio à comunidade e de combate à pobreza e à exclusão social é uma necessidade incontornável. No entanto, tais exigências, particularmente no actual cenário, poderão significar um constrangimento que importa reconhecer e que deverá conduzir as diferentes iniciativas do Terceiro Sector a um maior esforço de inovação e captação de apoios para garantir uma saudável diversificação das fontes de financiamento.

Estas organizações estão, assim, perante um duplo desafio: ganhar maior eficiência e encontrar novos modelos de sustentabilidade.

Com este encontro visa-se a realização de um debate que se constitua como um contributo para a definição de uma estratégia de acção para o Terceiro Sector em Portugal, tendo em vista um incremento da sua sustentabilidade que passe, necessariamente, pela qualificação das respostas sociais de apoio à comunidade e de combate à pobreza e à exclusão social.»
+ INFO
aqui

Comentários