Encontro Internacional combate à pobreza e exclusão social


«No dia 11 de Maio o Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira recebe um Encontro Internacional dedicado às novas formas de gestão para combater a pobreza e a exclusão social. Vão estar presentes vários especialistas sobre o assunto.


O combate à pobreza e à exclusão social, bem como as novas formas de gestão e a maneira como a sociedade se deve organizar e actuar para minorar estes problemas, vão ser os assuntos em destaque no Encontro internacional que Vila Franca de Xira vai receber a 11 de Maio.

Esta é uma organização conjunta da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de VFX, onde vão estar presentes vários especialistas internacionais, investigadores universitários como Gianluca Colombo, de Itália, Eri Vasques, de Espanha, Robison Tenório, da Universidade de São Paulo, Brasil, Júlio Gonçalves Dias, do ISEC, Portugal.
A este painel vão juntar-se responsáveis da Rede Social Local e das instituições de Vila Franca de Xira que actuam na área social e que lidam diariamente com os problemas da pobreza e da exclusão social.
Porque o sector empresarial também é importante na equação social e porque se pretende aproximar cada vez mais as empresas das comunidades, sensibilizando-as para a importância de uma atitude socialmente responsável, algumas empresas do concelho de VFX também vão participar no encontro.
Esta iniciativa antecipa, de certa forma, os Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Latina (EGGPEL), que se vão realizar em Lisboa em Março de 2012. Estes “Estados Gerais” fazem parte de um projecto que surgiu no meio universitário e que tem por objectivo reunir o maior número possível de entidades e correntes de opinião que têm importância significativa no campo da gestão das organizações, não apenas em Portugal, mas em outros países lusófonos e de expressão latina, da Europa, África e Américas, como França, Espanha, Angola ou Brasil.
Trata-se, nestes EGGPEL, de reunir os contributos das ciências e práticas de gestão para o desenvolvimento económico e social e perceber como as políticas de cooperação internacional no espaço latino terão uma abordagem prioritária em vários campos, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pobreza e exclusão social».
Fonte: aqui

Comentários