“Luta Contra a Pobreza: um Projecto Novo de Cidadania” chega ao fim

Publicação é lançada no próximo dia 22, em Vila Real

O lançamento da publicação “Estratégias Colectivas e Territorializadas de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social” tem lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Júlio Teixeira, em Vila Real, dia 22 de Dezembro, às 14.30 horas.

O evento decorre na senda do encerramento do projecto “Luta Contra a Pobreza: um Projecto Novo de Cidadania”, desenvolvido no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, reforçando a coesão de sete comunidades locais promovendo, desta forma, o envolvimento dos diferentes parceiros. De acordo com fonte da organização, «a elaboração de estratégias efectivas, participadas e territorializadas de luta contra a pobreza e exclusão social e, ainda, a sensibilização da comunidade local para a co-responsabilização da luta contra a pobreza», foram objectivos alcançados.

Tendo em conta os objectivos mais específicos da iniciativa, trabalhou-se no sentido de «delinear uma estratégia para cada um dos territórios abrangidos, de acordo com a temática considerada pertinente em cada concelho; fomentar o conhecimento sobre as causas e consequências da pobreza e exclusão social. Ainda, muito importante, promover a participação da comunidade em geral: técnicos, famílias, representantes organizacionais, beneficiários de políticas sociais, estudantes e docentes, enquanto agentes do combate à pobreza e à exclusão social. Fomentar a participação de pessoas em situação de pobreza relativamente às estratégias encontradas em cada território na luta contra a pobreza e exclusão social foi, também, um dos objectivos do projecto.

Implementado no território do Douro, o projecto é promovido pela Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal em parceria com as Redes Sociais dos concelhos de Peso da Régua, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Murça, Alijó, Sabrosa e, ainda, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Centro de Respostas Integradas do Instituto da Droga e Toxicodependência,Teatro de Vila Real e Governo Civil.

Para mais informação, contacte, por favor: vilareal@reapn.org ou 259 322 579

Comentários